quinta-feira, 16 de maio de 2013

ANGOLA TEM DE ABATER FOCAS PARA GARANTIR RECURSOS DA PESCA


"O Governo angolano vai levar a cabo um programa de abate controlado de focas na costa sul, para garantir os recursos da pesca, anunciou no Parlamento a ministra do Ambiente.

Fátima Jardim, que respondia a uma preocupação levantada por um deputado sobre o anúncio do abate de focas, defendeu a necessidade deste abate, sobretudo na região da Baía dos Tigres, para regular o número destes mamíferos.

Segundo a ministra, houve já um trabalho do Governo sobre o assunto, chegando-se a conclusão que é necessário estabelecer-se um equilíbrio na competitividade entre focas relativamente ao peixe.

"As focas não estão, no caso angolano, na lista das espécies em extinção. Segundo a dinâmica populacional qualquer população é regulada ou autorregulada, ou pela natureza ou de forma provocada", explicou a ministra, para dizer que em Angola é necessário recorrer-se ao abate regulado daquela espécie.

"Temos que aproveitar esse recurso, porque ele é todo aproveitado, desde a pele até ao osso", disse a ministra, exemplificando que ela própria tem "lindos sapatos feitos na Namíbia, feitos de pele de foca".

A governante angolana reiterou a necessidade de se "regular de imediato" a situação na zona da Baía dos Tigres, sob pena do problema alastrar a outras regiões, com o baixar das temperaturas devido à chegada da estação do cacimbo. "

LINK: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Palops/Interior.aspx?content_id=3186347#_page0


MAFALDA INÊS TRINDADE

Sem comentários:

Enviar um comentário