Má qualidade do ar pode ter sérios impactos na nossa saúde e ao meio ambiente.
Como é a qualidade do ar na Europa?
Quais são as principais fontes de poluentes atmosféricos?
Como eles afetam a nossa saúde e ao meio ambiente?
O que é que a Europa fazer para melhorar a qualidade do ar?
A nova edição (EEA) Sinais da Agência Europeia do Ambiente lança um olhar mais atento.
A qualidade do ar na Europa tem melhorado muito nas últimas décadas. Incidentes como o episódio de poluição atmosférica de uma semana em Londres no mês de dezembro de 1952 que matou milhares de pessoas não têm ocorrido na Europa por muitos anos. No entanto, a poluição do ar ainda é um problema com impactos severos.
A poluição do ar pode desencadear e agravar doenças respiratórias, que pode danificar florestas, acidifica solos e águas, reduzir as colheitas e corroer edifícios. Em particular, a poluição de material particulado e poluição de ozônio representar sérios riscos de saúde para os cidadãos europeus. Quase um terço dos moradores da cidade da Europa ainda estão expostos a concentrações excessivas de partículas no ar. A poluição do ar também é encontrado para reduzir a expectativa de o morador da cidade média de vida por oito meses na Europa, ou até dois anos em algumas áreas.
Emissões de escapamentos de carros em áreas urbanas; incêndios florestais; amônia emitida pela agricultura; usinas de energia movidas a carvão em todo o planeta, e até mesmo erupções vulcânicas afetam a qualidade do ar que respiramos. Em alguns casos, as fontes poluidoras estão localizadas a milhares de quilômetros de distância de onde ocorreu o dano. Nós também podemos ver que muitos poluentes do ar contribuem para a mudança climática e que a mudança climática em si vai afetar a qualidade do ar no futuro.
Sinais 2013 - cada respiração que tomamos consiste em artigos curtos e acessíveis que abrangem uma ampla gama de aspectos relacionados à qualidade do ar.Eles incluem, entre outros, o estado do ar na Europa de hoje, as dontes de informação principais, as ligações entre alterações climáticas e do ar, a forma como diferentes poluentes se podem formar na atmosfera, e um breve resumo da legislação europeia que afetam a qualidade do ar. A edição de 2013 é preparado no contexto do Ano Europeu do Ar , quando os decisores políticos da UE estão a planear rever as leis de qualidade do ar.
Foi lançado na Irlanda pelo Ministro Phil Hogan TD, no Fórum de Ciência Política Air, um evento organizado em 15 º de abril pelo Irish Agência de Proteção Ambiental e Departamento do Governo do meio ambiente, comunidade e local, como parte da Presidência irlandesa da União Europeia.
A publicação é ilustrada com uma notável série de fotografias tiradas pelo público. Estas imagens foram apresentadas em uma competição photostory ImaginAIR organizado pela AEA em 2012, que pediu aos participantes para contar a sua história sobre o ar em três fotos.
Sinais estará disponível em 26 línguas europeias como o e-book e PDF nas próximas semanas. Ele também estará disponível em versão impressa em alguns idiomas.
Patrícia Domingos 19800
Sem comentários:
Enviar um comentário