terça-feira, 23 de abril de 2013

Portugal com 10 empresas de Rótulo Ecológico

O Rótulo Ecológico Europeu visa promover produtos e serviço que contribuam para reduzir os impactos ambientais negativos, por comparação com outros produtos do mesmo grupo, mas que não sejam amigos do ambiente.
Mais cinco empresas passaram a estar certificadas em Portugal com o Rótulo Ecológico Europeu, reflectindo uma maior consciência ambiental na inovação de processos, produtos e serviços.
"Há cada vez mais consumidores a valorizar e preferirem empresas, marcas, processos e produtos e serviços inovadores que economizem em recursos, respeitem o ambiente e o bem-estar social", disse segunda-feira o secretário de Estado Adjunto da Economia e da Inovação.
António Castro Guerra falava à margem da cerimónia de entrega dos Certificados de Atribuição do Rótulo Ecológico Europeu, no Salão Nobre do Ministério da Economia, em Lisboa.
Cinco empresas em Portugal, juntamente com mais outras cinco, num total de 10, que em Portugal já usam o Rótulo Ecológico Comunitário foram distinguidas com o símbolo ecológico da União Europeia, uma flor: a Margarida.
As empresas certificadas foram a Lasa - Armando Silva Antunes, que produz têxteis lar, a F.Lima, que fabrica "Produtos de limpeza do tipo Lava Tudo" e "Produtos de Limpeza para as Instalações Sanitárias", as Tintas Dyrup, especializada em tintas e vernizes, a Renova, Fábrica de Papel de impressão e escrita, e a COELIMA, Indústrias Têxteis, que produz produtos têxteis, em particular têxteis lar.
Em Portugal, são doze os produtos ou gamas de produtos distinguidos com o Rótulo Ecológico Europeu, proveniente de 10 empresas e de cinco sectores de actividade económica, incluindo o turismo, enquanto na Europa existe 663 empresas.
As restantes empresas que já têm o Rótulo Ecológico Europeu são as Tintas Robialac, a Hempel Portugal, a Natura Pura Ibérica, a Refúgio Atlântico, Exploração Hoteleira e Turística e a Turiviana, Turismo Irmãos Laranjeira, fazendo parte das 663 empresas europeias que nos seus produtos exibem a 'margarida'.
António Castro Guerra referiu também que as empresas portuguesas, nomeadamente as pequenas e médias empresas (PME) devem candidatar-se à obtenção do Rótulo Ecológico, podendo, para isso, contar com o QREN (Quadro de referência Estratégico Nacional).

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/portugal-com-10-empresas-de-rotulo-ecologico=f409822#ixzz2RHszVytV

Sofia Morgado, 19862

Sem comentários:

Enviar um comentário