"A Aliança de Recifes de Coral apelou a todos os países do Pacífico Sul para seguirem o exemplo da Nova Caledónia proibindo a caça de tubarões para evitar a sua extinção, informaram hoje os meios de comunicação locais.
Em declarações à Rádio Austrália, o representante da Aliança nas Fiji, Arthur Sokimi, sublinhou que os governos do Pacífico desempenham uma função crucial na proteção da espécie, dado que nas suas "águas distantes" ocorre a maior parte de atividades de caça.
Cerca de 100 milhões de tubarões são mortos todos os anos, a maior parte por causa das suas barbatanas, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
A barbatana de tubarão é utilizada designadamente na confeção de uma sopa gelatinosa, cara iguaria na China e em outros países asiáticos.
Neste contexto, o ambientalista sublinhou a importância da decisão da Nova Caledónia, dependência francesa com um estatuto especial, que anunciou, na semana passada, a proibição de caça de tubarões, uma medida que já vigora na Polinésia francesa, Palau, nas Ilhas Cook e na Samoa americana.
Dezenas de espécies de tubarões correm atualmente perigo de desaparecer do planeta."
Fonte : http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2013/04/29/ambientalistas-apelam-a-proibicao-da-caca-de-tubaroes-no-pacifico-sul1
Carla Silva, 19532
Sem comentários:
Enviar um comentário