Levi’s: o
orgulho de ter uns jeans feitos de lixo
“A marca
norte-americana Levi’s, através da sua colecção WasteLess, diz com
orgulho: “estes jeans são feitos de lixo” – e este é o melhor elogio que lhe
podemos fazer. Trata-se de mais uma tentativa da marca pela redução e
reaproveitamento de resíduos, neste caso de plástico usado.
O consumo mundial de água
engarrafada é superior a 29 litros por pessoa por ano, enquanto as taxas de
reciclagem das embalagens são muito baixas – 29% nos Estados Unidos e 51% na
Europa. A resposta da Levi’s a este problema é a criação de peças de vestuário
que incluem cada uma, pelo menos, 20% de material reciclado na sua composição.
Isto equivale a oito garrafas de 1,5 litros por par de jeans.
As garrafas de plástico e os
tabuleiros usados são recolhidos por municípios, limpos, classificados por cor,
triturados e transformados em fibra de poliéster. Esta é misturada com a fibra
de algodão que é depois tecida com fios de algodão tradicional, criando então o
têxtil.
A aparência final deste produto
não difere muito do têxtil de jeans tradicional, para além da tonalidade, que
varia consoante a cor do plástico usado – castanho, verde ou transparente.
A empresa vai usar nesta colecção
3,6 milhões de garrafas e tabuleiros, de modo a produzir 300 mil peças de roupa
para a Primavera de 2013. Tratam-se de resíduos que, de outra forma, acabariam
em aterros sanitários ou em incineradoras.
A empresa abriu
recentemente um novo laboratório de inovação a dois quarteirões da sua sede em
São Francisco, na Califórnia, o que vai permitir criar os artigos muito mais
perto de casa e simultaneamente inová-los do ponto de vista da sustentabilidade
ambiental”.
In http://greensavers.sapo.pt/2013/04/30/levis-o-orgulho-de-ter-uns-jeans-feitos-de-lixo/
Vânia Ferreira
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