quinta-feira, 18 de abril de 2013

FOI CRIADO O PRIMEIRO FERRY ELÉCTRICO

 
 
“A Siemens, em cooperação com o estaleiro norueguês Fjellstrand, desenvolveu o primeiro ferry movido a electricidade. As vantagens desta tecnologia são muitas. O barco que faz actualmente esta rota utiliza, em média, um milhão de litros de combustível por ano e emite 570 toneladas de dióxido de carbono e 15 toneladas de óxidos de nitrogénio. E a viagem não vai demorar mais, pois as baterias do ferry serão recarregadas nos intervalos entre as travessias (10 minutos). O único contra desta série de boas notícias, é que o Ferry só vai começar a operar, entre Lavik e Oppedal, atravessando o Sognefjord, em 2015.

“Na Noruega existem centenas de ferries que ligam as ilhas ao continente e atravessam muitos dos seus fiordes. Aproveitando a moderna tecnologia de baterias e de recarga, todas as travessias de até 30 minutos de duração poderiam ser feitas por ferries movidos a electricidade”, escreve a empresa, no comunicado enviado às redacções.

A embarcação, um catamaran de dois cascos finos, que “oferece menos resistência na água do que um ferry convencional”, tem 80 metros de comprimento e pode levar 120 carros e 360 passageiros. “Em vez de um motor a diesel, o ferry é equipado com motores eléctricos para accionar as duas hélices do mesmo. Estes motores, por sua vez, são alimentados por uma bateria que pesa 10 toneladas. Ao todo, o novo ferry pesa apenas metade de um ferry de design convencional”, explicam.”
 
 
MAFALDA TRINDADE, 19710

Sem comentários:

Enviar um comentário