domingo, 24 de março de 2013

União Europeia amiga dos animais

Foi com alguma satisfação que no dia 12 de Março me deparei com a seguinte notícia, plasmada no jornal Metro e intitulada "maquilhagem amiga dos bichos"; não fosse eu mulher e o título não me teria chamado tanto a atenção! ;-)
Do conteúdo da notícia reza que a partir de 11 de Março os cosméticos ensaiados em animais deixaram de poder ser comercializados na União Europeia, contrariando portanto as medidas adoptadas pela Comissão no passado, que entre 2007 e 2011 disponibilizou para este tipo de investigação cerca de 238M€. O Comissário Europeu responsável pela Politica de Saúde e dos Consumidores (Tonio Borg), revelou que esta medida de proibição "constitui um sinal importante do valor que a Europa atribui ao bem-estar dos animais". Segundo ele "a Comissão está empenhada em continuar a apoiar o desenvolvimento de métodos alternativos e a dialogar com os países terceiros para que sigam a nossa abordagem europeia". Para o Comissário a medida representa uma oportunidade para a Europa de dar um exemplo de inovação responsável no domínio dos cosméticos, sem que tal afecte a segurança dos consumidores. Mas qual a justificação para a proibição? Segundo o mesmo, a proibição encontra o fundamento no seguinte: nas convicções de muitos cidadãos europeus, de que o desenvolvimento de cosméticos não justifica o ensaio em animais.
O caminho a seguir será portanto de medidas alternativas, que permitam o desenvolvimento ciêntifico destes produtos, mas sem preterir do controlo da qualidade e segurança na sua utilização e poupando os animais de uma utilização laboratorial.
Os nossos "amiguinhos bichinhos" agradecem. :-)

Sofia Morgado, 19862

Sem comentários:

Enviar um comentário