domingo, 31 de março de 2013

Futuro da Gestão de Residuos


       A utilização do subsolo é, para a International Solid Waste Association, um factor chave para o desenvolvimento sustentável, nomeadamente nas áreas urbanas. O tema foi, de resto, objecto de um relatório da associação, publicado em Janeiro, já que a ISWA estima que, só na área do desperdício alimentar o crescimento será de 45 por cento entre 2005 e 2025. 

     Os sistemas subterrâneos podem funcionar apenas a partir de pontos de recolha semi-enterrados ou incorporar sistemas de sucção subterrânea, cujos resíduos são transportados para uma unidade centralizada que depois faz a sua gestão.

      Segundo a associação, a vantagem dos contentores semi-enterrados passa por ter mais capacidade de armazenamento do que os contentores tradicionais; a possibilidade de compactar os resíduos; minorar a poluição visual e aumentar o controlo sobre problemas bacterianos ou de odor, assim como mais eficazes na prevenção de actos de vandalismo.Contas feitas, o sistema pode reduzir o custo de gestão do serviço entre cinco a 30 por cento.

      Já no caso dos temas de sucção subterrânea, o investimento inicial poderá ser substancialmente mais elevado que um sistema tradicional (entre 30 a 50 por cento), mas a redução dos custos de operação faz com que esta opção seja economicamente viável. A ISWA estima que os novos desenvolvimentos tecnológicos esperados na área da sucção subterrânea venham expandir a aplicabilidade deste sistemas num futuro próximo.

     As tendências de futuro na gestão de resíduos, identificadas pela associação, passa pelo desenvolvimento da construção de túneis multiusos, apostar na eficiência energética ligada às diferentes opções de recolha para fracções especiais de resíduos; intensificação do sistema Pay as You Throw e políticas de separação de resíduos.

http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=13391

 César Marques, 20398
 

Sem comentários:

Enviar um comentário