«A EDP vai estudar cinco alternativas para a instalação da linha de alta tensão que ligará a barragem de Foz Tua à rede eléctrica, atravessando parcialmente o Douro classificado pela UNESCO em 2001, anunciou a empresa na sexta-feira.
De acordo com a eléctrica nacional, os traçados serão alvo de Estudo de Impacte Ambiental (EIA), o qual deverá estar concluído em Junho e deverá “determinar qual a melhor solução técnica e ambiental, compatibilizando o transporte da energia com a preservação da paisagem protegida do Alto Douro Vinhateiro (ADV)”.
Esta linha tem como objectivo escoar a energia produzida no Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua para a Rede Nacional de Transporte de Electricidade, em Armamar, atravessando o Douro Património Mundial da UNESCO.
Segundo a EDP, a decisão sobre os cinco traçados a estudar foi divulgada esta semana pela comissão de avaliação constituída no âmbito da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
O primeiro projecto da linha de transporte de energia foi submetido a Avaliação de Impacte Ambiental em 2011, tendo sido objecto de um projecto de Declaração de Impacto Ambiental (DIA) desfavorável por não terem sido consideradas suficientes opções alternativas, nem avaliado o impacto do projecto sobre o ADV.
Em consequência, a EDP teve que apresentar novas soluções que acomodem as preocupações manifestadas.Nesse sentido, foi colocada em consulta pública, entre Dezembro e Janeiro, a Proposta de Definição de Âmbito (PDA) do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do projecto da Linha Foz Tua - Armamar, a 400 Kv.
Este documento precedeu o EIA e deu à comunidade a possibilidade de participar no processo e às autoridades nacionais a oportunidade de analisarem, identificarem e seleccionarem os aspectos principais a serem incluídos e estudados no EIA.
Em termos de corredores de linhas foram apresentadas nove soluções, das quais três foram consideradas pela EDP como mais viáveis.
A EDP fez saber que a comissão de avaliação da APA analisou a PDA, tendo emitido um parecer favorável e recomendado o estudo de cinco das nove alternativas identificadas.
Destas, três coincidem com os traçados considerados mais viáveis pela análise prévia feita pela empresa.
De acordo com o planeamento geral deste processo de licenciamento, o EIA será apresentado pela EDP às autoridades durante o próximo mês de Junho e a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) da linha eléctrica deverá ocorrer em Novembro de 2013.»
Notícia retirada de: http://www.publico.pt/economia/noticia/edp-estuda-cinco-alternativas-para-linha-de-alta-tensao-a-partir-de-foz-tua-1589610
Sem comentários:
Enviar um comentário