quarta-feira, 27 de março de 2013

EMARP é caso de estudo da ISWA

             Portimão foi um dos casos estudados no âmbito do relatório da International Solid Waste Association (ISWA) sobre soluções de gestão de resíduos no subsolo. Questões de estética, tendo em conta que é uma cidade muito turítica e densamente populacional em época alta, e também questões de higiene pública levaram a Empresa Municipal de Água e Resíduos Sólidos de Portimão (EMARP) a optar pela instalação de contentores semi-enterrados, em 2010.

              Os contentores de deposição, entre os 240 e os 1 100 litros, foram substituídos por 240 unidades de recolha que foram construídas numa espécie de silo de cimento. Cada silo tem uma estrutura hidráulica que activa quando o contentor necessita de ser esvaziado. Cada uma das ilhas ecológicas pode recolher até quatro fluxos diferentes, em diferentes contentores: três deles são para os recicláveis (papel/cartão, vidro e plástico) e um para os resíduos orgânicos.
              
               Segundo a EMARP, citada no relatório, as poupanças alcançadas com este novo sistema atingiram os 18 por cento, comparativamente ao sistema tradicional. As equipas de recolha dos resíduos foram reduzidas de três para duas pessoas, enquanto se registou um aumento de produtividade. A entidade gestora quer estender o novo sistema a toda a cidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário