"Havia dez projectos de arquitectos portugueses finalistas, mas no final há só um: entre os 14 melhores edifícios do mundo de 2012 para o conhecido site ArchDaily está o Pedras Salgadas Eco Resort, em Vila Pouca de Aguiar, desenhado pela dupla Luís Rebelo de Andrade e Diogo Aguiar.
A publicação, que tem como epíteto "o site de arquitectura mais visitado do mundo", anunciou esta quinta-feira os resultados da sua quarta eleição dos melhores edifícios da edição 2013, para a qual existiam 70 finalistas de vários países - entre os quais dez ateliers portugueses. Na categoria Hotéis e Restaurantes, o prémio do ArchDaily foi então para as sete casas erguidas a partir de módulos prefabricados do Pedras Salgadas Eco Resort, projectadas por Luís Rebelo de Andrade e Diogo Aguiar para se integrarem na paisagem que as rodeia - o Parque de Pedras Salgadas, entre Vila Real e Chaves, um espaço dedicado ao turismo com cerca de 20 hectares e que inclui várias fontes termais.
Cerca de 70 mil votos foram contados pela publicação online, um por cada utilizador registado do site. A escolha fez-se a partir de uma lista inicial de cerca de 2700 projectos de 2012 publicados no ArchDaily, tendo depois sido sujeita a escrutínio por parte de arquitectos e dos visitantes registados do site. A publicação escreve que o grupo de 14 edifícios vencedores "é único em vários aspectos, das suas qualidades espaciais às suas estruturas e materiais, mas também em termos do que representam para a sociedade e do seu impacto para as comunidades locais".
No que toca ao Eco Resort de Vila Pouca de Aguiar, é destacado o sistema modular que tem por base, mas também a flexibilidade do mesmo no sentido de se encaixar em diferentes zonas da área verde onde está implantado, resultando em "várias combinações" que originam "diferentes morfologias e diálogos com a natureza circundante"."
Link: http://www.publico.pt/cultura/noticia/pedras-salgadas-eco-resort-entre-os-14-melhores-edificios-de-2012-para-o-archdaily-1584573#/0
César Marques, 20398
Sem comentários:
Enviar um comentário